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Pouca bibliografia, informações dispersas |
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Necessidade de conscientização |
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Evitar repetição de erros |
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Uniformizar aspectos de segurança |
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Aumento de túneis urbanos em NATM (análise de
riscos e conseqüências) |
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Os riscos não estão sendo identificados,
gerenciados e controlados adequadamente |
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Abordagem de aspectos metodológicos |
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(apresentação de fotos de 2 colapsos) |
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Broms e Bennermark .....(1967) |
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Atkinson e Cairncross ....(1973) |
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Atkinson e Potts ..............(1977) |
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Mühlhaus .........................(1985) |
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Heinz ................................(1988) |
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Leca e Dormieux .............(1990) |
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Sozio apud Negro ............(1994) |
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Objetivo:
uniformização de critérios de cálculo |
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elaboram-se análises ao longo de todo traçado do
túnel |
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obtém-se a compartimentação geotécnica do túnel |
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verificam-se 3 condições básicas: |
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estabilidade global da face |
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estabilidade global da frente |
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estabilidade
local |
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definem-se: método construtivo, formas de
parcializações e condicionamento do maciço |
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a escolha final destes itens depende: |
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deslocamentos induzidos no maciço |
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risco associado de danos em estruturas vizinhas |
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Nacionais |
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Tabela, Prolongamento Norte, Jaciporã |
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Internacionais |
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Tabela, Heathrow |
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Fontes nacionais alterações de seq/met. constr. |
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Fontes internacionais: |
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- inglesa (HSE, 1996) 39 acid., 5 causas,
1973 a 1994 |
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- alemã
(Univ. Bochum,1987) 1 ruptura c/
10km (não urbano) |
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- japonesa (Inokuma,1994) 71 acid. Japão, 1978 a 1991 |
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-
Assoc. Russa de Túneis, 1997
42 acid. URSS, 1981 a 1990 |
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- tcheca (Tesar, 1996) 89 acid. Praga,
1969 a 1995 |
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- italiana (Pelizza, 1996,
1998) resumo das causas
acidentes |
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HSE
(1996) analisou 39 acidentes de 1973 a 94 |
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Dividiu
em 5 causas de ruptura: |
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causas geológicas não prognosticadas (# de
imprevisível) |
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erros de especificação e planejamento |
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erros numéricos ou de cálculo |
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erros de construção |
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erros de controle e gerenciamento |
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Estado
atual do conhecimento: |
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somatória de informações de fontes |
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nacionais e internacionais |
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acidentes geológicos ou anomalias |
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Lacunas no conhecimento atual: |
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projetos com análises probabilísticas visando a
prevenção de acidentes |
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Antes e
durante a construção os túneis |
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em NATM
requerem o cuidado: |
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investigação |
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planejamento (minimizar riscos) |
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projeto (minimizar riscos) |
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construção |
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monitoração |
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Detecção de risco e Ação corretiva |
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Risco Conceitual |
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Enfoque Estruturado |
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Recomendações para incremento da segurança |
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Questionário (complementação de informações) |
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Lista de verificação (check list) |
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Objetivo: analisar os problemas geotécnicos de
obras subterrâneas de uma forma mais estruturada, utilizando-se uma análise
formal, minimizando-se os riscos. |
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Resultado: as decisões deixam de ser intuitivas
e empíricas e passam a ser mais estruturadas. Evita-se de correr riscos sem
a análise de suas conseqüências. |
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2)
Acidentes com túneis em NATM: |
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não foram obedecidos os conceitos fundamentais
do método NATM |
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a maioria dos acidentes ocorreram próximos a
frente de escavação |
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a monitoração é necessária, mas nem sempre é
eficaz |
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Implantação de
Cultura de Segurança |
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entre: - projetistas |
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- construtores |
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- proprietários |
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juntamente com a lista de verificação |
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(check list) reduzirão os
acidentes |
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com
túneis |
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