Engº Civil Habib Jarrouge - Balanço Geral - Aspectos da localização da barragem I de Brumadinho.

06/02/2019


Repórter Balanço Geral :      Na hora do intervalo eu perguntei : Habib o que te chamou mais atenção em tudo isso e ele me disse: Gottino, e vai ao encontro do que disse essa mãe agora, o filho estava almoçando e o refeitório é no pé da barragem... a primeira coisa que destrói é o refeitório. Quem planejou e construiu isso? Se acontece um problema não dá tempo de fugir. Será que esse refeitório está no lugar errado? Acredito que sim! Por tudo o que nós vimos era uma tragédia que poderia ter sido evitada?

Engº Habib Jarrouge:       É uma tragédia que poderia ter sido evitada nas proporções em que ela tomou. O volume de material armazenado nessa barragem era por exemplo muito menor que o material que tinha armazenado lá em Mariana, mas a tragédia humana é muito maior, e porque ela é muito maior? Porque além da cidade de Brumadinho estar no coração da tragédia, toda a parte administrativa da Vale estava colocada logo abaixo do pé da barragem. Então, fugindo um pouco dos termos técnicos basicamente o que aconteceu? Quando a barragem rompeu, as primeiras pessoas, as primeiras estruturas humanas que a barragem encontrou foi toda a parte administrativa da Vale. Agente estava ouvindo agora à pouco a conversa de que por exemplo não soou a sirene. Algumas coisas são fáceis, acho que agente vai entrar em detalhe aqui de metodologia construtiva de como podia ter sido feito para melhorar e aumentar a segurança, mas aqui a primeira informação talvez seja uma ilação. A pessoa que deveria soar o alarme foi a primeira pessoa à ser atingida porque ela estava na parte administrativa de trabalho da Vale, então quando a barragem rompeu, imediatamente as pessoas que avisariam a cidade de que tinha um problema e que a cidade deveria ser evacuada, foram as primeiras à serem atingidas.

Repórter Balanço Geral :      Muito interessante essa sua colocação, essa análise, existe de fato essa possibilidade por isso não tocou. Eu vou pedir (Ronald) para colocar novamente o alarme que foi soado ontem, que foi acionado ontem às 05:30 da manhã por conta de novos rompimentos e aí o estrago poderia ter sido ainda maior inclusive com a possibilidade de chegar até o Centro de Brumadinho. Essa análise feita pelo Habib Georges Neto é muito interessante hein Lombardi.