Engº Prof. Dr. Roberto Kochen - Globo SPTV 1 - Manhã - Segurança de Barragens no Estado de São Paulo.

06/02/2019


Em Alumínio fica a maior barragem verificada no Estado. Atrás desse paredão de 100 metros, construídos na década de 90, estão 20 milhões de m³ de lama vermelha que sobra da produção do alumínio. Essa barragem está na lista que a Agência Nacional de Mineração quer vistoriar com urgência. Numa reunião com a Prefeitura, a empresa se comprometeu a instalar sirenes e fazer um plano de emergência.

Esse especialista alerta que as barragens precisam de monitoramento e manutenção constantes para serem consideradas seguras. Quem faz os laudos de segurança é a própria empresa, dona da barragem.

Engº Profº Dr. Roberto Kochen:   O Poder Público precisa fiscalizar, ver se foi feito, se está completo, se está preciso, se está correto, porque senão o Poder Público recebe um relatório, vai dizer que o relatório foi entregue mas não sabe se aquilo está correto, se está preciso, se está completo, se faltou alguma coisa.

Profº Dr. Roberto Kochen:   É importante informar a população, fazer um plano de ação de emergência, treinar essa população com rota de fuga. Tem que ser um sistema de alarme com cilindro, com algum outro sistema parecido para se efetivamente ocorrer uma emergência você alertar a população e ela seguir aquele plano de rota de fuga e ser evacuada à tempo para evitar vítimas ou evitar um número muito grande de vítimas.

Repórter César Tralli: Já não era para ser tudo assim? Já não era para ter plano de emergência, sirene, população treinada. Essas empresas ganham fortunas com mineração, enfim... e aí ficam essas barragens desse jeito, não custava nada fazer um investimento correto para segurança. Laura fala ao vivo de Perus.

?

Repórter César Tralli: Exatamente! Muito obrigado Laura e ainda tem até ocupação irregular perto das barragens, o que torna tudo ainda mais perigoso.