Publicações

Página inicial

Retirada dos escombros traz sérios perigos

Se entulho do WTC não for removido com cautela, prédios em volta podem cair.
Fonte: www.estadao.com.br
29/09/2001

O impacto do desabamento das torres gêmeas do World Trade Center vai provocar problemas graves para os edifícios ao seu redor, já está levando os engenheiros a reavaliarem a conveniência de construir edificações tão altas e ainda é motivo de calorosos debates sobre o que causou a ruína de sua estrutura. Esses foram os temas mais destacados no debate promovido pelo Instituto de Engenharia de São Paulo, na quinta–feira, sobre o colapso das estruturas dos dois prédios de Nova York. O evento atraiu mais de 300 pessoas.

O Diretor do Departamento de Construções Civis do IE, Roberto Kochen, observou que o WTC, como a maioria dos edifícios da cidade, era apoiado em fundações diretas, assentes sobre a rocha presente em grande parte de Manhattan. Possuía sete subsolos, acesso ao metrô, garagens, lojas e galerias enterradas.

Todos esses subsolos foram afetados pelo desabamento. Na construção, eles foram escavados, com o solo sendo contido com paredes de concreto moldadas no local, até atingir a rocha. Então, foram feitas as fundações diretas para as torres gêmeas e os outros prédios do complexo.

"Essas paredes de concreto e a laje de fundo foram um tipo de caixa sujeita &acrase; ação da água. Cada tonelada a menos de escombros retirado do local significa uma tonelada a menos de peso para resistir ao empuxo da água, que tende a fazer flutuar toda a ‘caixa’ de concreto dos subsolos", diz Kochen.

Ele explicou que essa flutuação terá de ser evitada a qualquer preço, pois, se ocorrer, a caixa dos subsolos se movimentará para cima, arrastando o solo e desestabilizando os prédios em volta que ainda estão em pé.